Sérum: o que é e como escolher

A rotina coreana de 8 passos foi uma das maiores tendências de skincare de todos os tempos e há definitivamente uma razão para isso. É verdade que essas 8 etapas todas as manhãs e noites não parecem ideais e convenientes, mas deixe-nos contar-lhe um segredo. A chave para uma rotina de cuidados com a pele tão completa e eficiente é o uso de um sérum. Este segredo irá atualizar a sua rotina existente apenas com mais uma simples etapa.

 

O que exatamente é um sérum?

Um sérum é um fluido com uma alta concentração de princípios ativos específicos tais como vitamina A, vitamina C e ácido glicólico. Na verdade, os sérums são a verdadeira maneira de tratar problemas de pele diferentes, pois os cremes faciais contêm os ingredientes ativos em concentração muito baixa (às vezes podem até ser o último ingrediente), ao contrário dos sérums que têm a maior concentração possível para proporcionar o melhor resultado num curto espaço de tempo. O sérum deve ser a parte principal da rotina pós-limpeza, seguido do creme hidratante certo.

Como escolher o sérum certo para mim?

Pode parecer um pouco complicado no inicio, mas é mais simples do que parece. Pode escolher alguns sérums de acordo com seu tipo de pele e depois adicionar outros sérums com base nas suas necessidades pessoais e preocupações com a pele.

Tipo de Pele Normal

Todos nós sabemos que as pessoas com tipo de pele normal são ''abençoadas'', certo? Se você tem pele normal, sugerimos seguir o ''básico'', hidratação e esfoliação.

A sua pele requer sempre hidratação, pelo que o melhor sérum é o que contém ácido hialurónico. O ácido hialurónico pode conter até 1000 vezes o seu peso molecular na água, penetra muito profundamente na pele, ligando a água às células da pele e hidratando, mas também suaviza linhas finas e rugas, pois aumenta a produção de colágeno. Tenha cuidado ao escolher o sérum de ácido hialurónico certo, pois apenas aqueles com baixo peso molecular podem penetrar na sua pele. Pode usar de manhã ou à noite e é seguro misturar com outros ingredientes. O sérum da Vichy Liftactiv Fresh Shot 10ml é uma ótima opção.

Para a sua esfoliação, o melhor sérum é o ácido glicólico. É um poderoso alfa-hidroxiácido que acelera a renovação celular das células da pele e remove as células mortas facilmente. Esfolia, aumenta a produção de colágeno e trata a hiperpigmentação. Se estiver a usar um sérum apenas com ácido glicólico, pode usá-lo duas vezes por semana à noite. Não misture com outros ácidos, retinol, vitamina C pura e peptídeos. Como todos os ácidos, você deve sempre usar um protetor solar, pois a sua pele está mais sujeita a queimaduras solares.

Pele Oleosa

A pele oleosa é mais difícil de manusear e geralmente precisa de ingredientes mais poderosos - como o ácido salicílico - que também ajudam com outros problemas que vêm com a pele oleosa, como acne.

Seguramente que o ácido salicílico será o seu melhor amigo. É beta-hidroxiácido e é o único ácido que pode penetrar tão profundamente na pele e remover todo o excesso de impurezas e oleosidade para que a sua pele fique mais lisa e sem aqueles cravos e espinhas irritantes. Pode usar ácido salicílico duas vezes por semana durante a sua rotina noturna. Não se esqueça do protetor solar e não misture com outros ácidos, retinol, vitamina C pura e peptídeos. 

Pele Seca

A sua pele pode ficar geralmente seca ou ficar seca durante o inverno e não há melhor maneira de tratá-la do que um rico sérum de ácido hialurónico. Uma dica para travar a oleosidade extra é aplicar o sérum no rosto húmido imediatamente após a limpeza e depois aplicar o creme hidratante.

Recomendamos vivamente o La Roche Posay Hyalu B5 Sérum 30ml.

Para a sua esfoliação, o sérum certo é o ácido lático. Pode haver tendência para escolher o ácido glicólico por ser mais hidratante, mas o ácido lático é mais suave para peles secas e até mesmo sensíveis. Esfolia, hidrata e apaga todas as manchas da pele, ao mesmo tempo que evita o aparecimento de acne. Se não está familiarizado com os ácidos, comece com uma concentração de 5% e use uma vez por semana à noite. Não misture com outros ácidos, retinol, vitamina C pura e peptídeos e novamente, não se esqueça do seu protetor solar!

Hiperpigmentação

Para tratar a sua hiperpigmentação, pode usar qualquer ácido, sendo a melhor opção o ácido glicólico, uma vez que possui propriedades clareadoras. É altamente recomendável também usar um sérum de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante que combate os radicais livres produzidos pelos raios UV e tem propriedades clareadoras e anti-inflamatórias. Use pela manhã com o seu protetor solar e não misture com niacinamida, peróxido de benzoíla, ácidos e retinol.

Não podíamos recomendar mais o Caudalie Vinoperfect Sérum Luminosidade Antimanchas 30ml

Rugas e Linhas Finas

Antes dos 30 a produção de colágeno começa a diminuir e é a melhor altura para começar a investir num sérum anti-envelhecimento, pois a prevenção é sempre melhor do que o tratamento.

A superestrela do anti-envelhecimento é o retinol. É uma forma de vitamina A que reduz as rugas ao acelerar a renovação celular e aumenta a produção de colágeno, reafirmando a pele. É o melhor tratamento para rugas e linhas de expressão existentes. De preferência, use-o à noite e não misture com ácidos, benzoílo peróxido e vitamina C.

Neste caso aconselhamos o Caudalie Resveratrol Lift Sérum Efeito Lifting Firmeza 30ml ou o Lierac Premium O Sérum Potenciador 30ml.

 

Em relação ao protetor solar que vamos referindo constantemente, sim, é super importante! É o segredo de todas as celebridades eternamente jovens e além disso, quem tem interesse em ter rugas, queimaduras solares ou manchas escuras se podemos simplesmente prevenir tudo isso? Pense duas vezes antes de não usar protetor solar e não se esqueça de procurar todas as alternativas que tenham em conta todos os tipos de pele e necessidades do dia-a-dia. Deixamos-lhe AQUI algumas.

Estamos em 2020, não deixe o sol queimar a sua pele quando tem todas as ferramentas para o evitar!

 

Quais são os benefícios dos sérums?

• Os sérums são na maioria das vezes leves, delicados e fáceis de absorver para que não sinta aquela textura pesada e gordurosa dos cremes faciais.

• Os sérums podem fornecer resultados mais visíveis em comparação com os produtos clássicos. Especialmente alguns sérums muito ''poderosos'' podem dar resultados visíveis apenas em 2 semanas devido a altas concentrações de ingredientes ativos.

• A maioria dos sérums contém vários ingredientes indicados com clareza e alguns contêm apenas um ou dois ingredientes, pelo que é mais fácil optar pelos ingredientes excelentes e evitar os prejudiciais.

 

Não há dúvida de que os sérums são a base dos cuidados com a pele, além da limpeza (e porque não dupla limpeza) é claro ... Escolha o mais adequado para si, crie a sua própria rotina semanal e desfrute de todos os benefícios especiais para a sua pele. Só precisa de um bom hidratante e voila ... terá a pele que sempre desejou!

Você assinou com sucesso! | You have successfully subscribed!