Como lidar com a queda de cabelo após a gravidez

Depois de 9 meses o seu bebé está finalmente aqui e está a viver um período incrível da sua vida mas ao mesmo tempo stressante com muitas mudanças desconhecidas! A maioria das mamãs, também sofre de stress com a saúde do seu cabelo. A queda de cabelo pós-parto pode durar até 12 meses, mas não se preocupe, é uma condição totalmente normal, pois o seu organismo está a tentar voltar ao normal. 

Porque acontece?

A queda de cabelo pós-parto é a perda temporária de cabelo também chamada de eflúvio telógeno e está ligada às alterações das suas hormonas durante a gravidez. Durante a gravidez, os níveis de estrogénio e progesterona aumentam e combinados com o aumento do volume e da circulação do sangue, a queda natural do cabelo é inibida. Por isso, durante esses meses o seu cabelo parece muito espesso e brilhante, mas assim que o bebé nascer tem que enfrentar a realidade. Uma pessoa normal perde cerca de 80-100 fios de cabelo por dia, mas as novas mamãs perdem cerca de 400 fios e às vezes até mesmo tufos. Esta situação é normal e na maioria das vezes atinge o seu pico após 4 meses, mas se achar que está fora de controlo ou que já passaram 12 meses depois do inicio da queda de cabelo consulte o seu médico.

Como lidar?

  • Tome as suas vitaminas

Os suplementos nutricionais são um ótimo complemento para a sua rotina diária stressante e ajudarão o seu organismo a recuperar rapidamente. Suplementos contendo biotina, zinco, ácido fólico, ferro, colagénio, vitamina C e vitamina E também aumentam o crescimento do cabelo e a saúde.

 

  • Cuide da sua nutrição

A nutrição é a chave para a sua saúde e do seu bebé quando estiver a amamentar. Experimente adicionar mais grupos de alimentos à sua dieta diária, como nozes, vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, frutas vermelhas, abacate, batata doce, laticínios, carne vermelha, aves, ovos, óleos vegetais e peixes, que contêm várias vitaminas que estimulam o crescimento e o cuidado para a saúde do seu couro cabeludo.

 

  • Seja gentil com o seu cabelo

Sim, o seu tempo é limitado e não faltam coisas para fazer, mas esta “rotina gentil” não demorará muito. Em vez de escovar o seu cabelo com o pente clássico, use um pente de dentes largos e escove de baixo para cima. Para cabelos muito emaranhados ou cacheados é preferível escová-los na altura do banho com um pouco de condicionador (melhora também a definição!). Esqueça as ferramentas quentes para secar e modelar por alguns meses, pois danificam gravemente o seu cabelo e levam à sua quebra e a pontas duplas. Se for realmente importante usá-los, certifique-se de que usa um protetor de calor e o menor calor possível.

 

  • Experimente diferentes champôs

Só existe um tipo de champô que fará maravilhas ao seu cabelo: o champô para dar volume! Eles acrescentam volume ao cabelo, mas também limpam o couro cabeludo de maneira adequada, evitando a acumulação que pode piorar a perda de cabelo. Ao usá-lo, massaje suavemente o couro cabeludo por alguns minutos para estimular a circulação sanguínea e assim ajudar ao crescimento do cabelo.

Deixamos-lhe algumas sugestões de champôs e ampolas ideais para esta fase:

Phyto Phytocyane Ampolas Antiqueda 

René Furterer Triphasic Kit Antiqueda Reacional Ampolas + Champô (um bestseller no nosso site, mas apenas recomendado para pós-parto)

Ducray Anaphase+ Champo Complemento Antiqueda 400ml

 

  • Use óleo de rícino

Embora não haja evidências científicas de que o óleo de rícino ajuda a evitar a queda de cabelo, a maioria das mulheres obteve ótimos resultados depois de usá-lo repetidamente. O óleo de rícino é rico em vitamina E, proteínas e gorduras ômega 6 e parece hidratar o cabelo, tratar a queda de cabelo e conter propriedades antibacterianas para o couro cabeludo. Pode ver melhores resultados massajando-o no couro cabeludo para melhorar a circulação sanguínea.

 

A queda de cabelo pós-parto é uma condição pela qual passam boa parte das grávidas e não há motivo para se envergonhar! Mesmo que seja normal, se sentir que a sua queda de cabelo está descontrolada, consulte o seu médico.

Você assinou com sucesso! | You have successfully subscribed!